Buscador

Espiritualidade Inaciana

A espiritualidade inaciana tem como principal finalidade ajudar as pessoas a fazerem a experiência pessoal de Deus em suas vidas. Tudo brotou da experiência de conversão que transformou a vida de Inácio de Loyola. Ele foi guiado pedagogicamente por Deus ao longo de um itinerário espiritual que o levou a buscar orientar a sua vida para o maior serviço de Deus. Posteriormente, esse processo concretizou-se no serviço à Igreja.

Inácio é um buscador: fama, honra, glória mundana, dinheiro e prazer. A radicalidade da mudança fez dele um peregrino buscador: a maior glória de Deus, o maior bem dos demais. No dizer do Padre Pedro Arrupe: “Inácio aprendeu a ser homem para os demais”. E sua proposta espiritual – condensada nos Exercícios Espirituais (EE) – outra coisa não deseja senão “formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas” para colaborar com a missão de Cristo, como tão bem resumiu o Padre Peter Hans Kolvenbach.

Assim, a espiritualidade inaciana quer contribuir para que estejamos no mundo com outro olhar, com outro sentimento, com um afeto ordenado. Somos chamados a ser agentes de reconciliação para um mundo quebrado e dividido. Somos chamados a revelar um amor maior que o nosso porquê nos damos conta que há um amor que nos amou primeiro e aceitamos a graça de viver n’Ele. Buscar e encontrar Deus significa deixar Deus ser Deus, acolher seu dom e nos deixar conduzir por Deus, crescendo sempre mais na fé.

Fonte: Ribeiro, Eliomar, SJ. Artigo: Raízes inacianas do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem. ITAICI, Revista de Espiritualidade Inaciana, nº 118, dezembro/2019, pg 83.