SENHOR, TU ME SONDAS E ABENÇOAS… (Sl 138,1-6)

Iniciação à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio: Princípio & Fundamento

11º EXERCÍCIO – 11 de Julho de 2020

Não é fácil viver na verdade. A verdade e o amor são inseparáveis e eles estão dentro de nós desde o momento da nossa concepção. É no interior do homem que habita a verdade (S. Agostinho). A verdade e a mentira. Somos seres limitados, mas amados por Deus. Tudo fala de Deus, mesmo as nossas limitações que clamam por Ele. Ele é intimior intimo meo (S. Agostinho), mais íntimo ao homem que a própria intimidade humana.

Deus o abençoa e ilumina desde o início da sua vida!

  • Preparar-se para a oração. Busque um lugar tranquilo e marque o tempo para estar verdadeira e intimamente com o Senhor. Tome consciência do seu existir limitado, mas sempre amado. Se tiver possibilidade, ouça ou cante o Salmo 138: Eu sei que Tu me sondas… Deixe-se envolver pela musicalidade e por essa verdade…
  • Oração preparatória: Que todas as minhas intenções (pensamentos!), ações e operações (sentimentos) sejam puramente ordenas e colocadas a serviço…
  • Peça a graça: Reconhecer e acolher a presença íntima de Deus em sua vida e desde o início dela… Na minha geração Deus me amava!
  • Leia com fé o Salmo 138/139, 1-6:

– Senhor, Tu me sondas e me conheces, sabes quando me levanto ou quando me assento, meus pensamentos de longe penetras, meus caminhos todos Te são familiares… O salmista reconhece que toda sua vida está nas mãos de Deus… E você se reconhece sempre dependente de Deus ou prescinde dele?

– A palavra ainda não chegou à minha língua e já, Senhor, a conheces toda; por detrás e pela frente me envolves, puseste sobre mim a tua mão. Prodigioso saber que excede o meu tão elevado que não posso atingir… Você é chamado assumir com transparência e verdade a sua vida. Deus o envolve… Presença que dá força para nos assumir como somos, sem mentiras nem máscaras…

Sua verdade revela Deus; sua mentira, o esconde. Como você se sente, ao ser  envolvido por essa presença viva e verdadeira? Pode identificar alguma situação concreta dessa presença em sua história pessoal?

O conhecimento de si leva ao conhecimento de Deus e este conhecimento nos leva a assumir a própria vida como dom, como um presente que deve ser cuidadosamente partilhado.

  • Finalize com um colóquio agradecendo por Ele estar na sua história desde o início…
  • Revisão da oração. Reveja como se sentiu neste exercício e anote no seu caderno de vida. Data de hoje… O versículo e as palavras que mais lhe tocaram… Sentimentos experimentados… Apelos sentidos… Dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka