SENHOR, TU ME SONDAS E ILUMINAS… (Sl 138, 7-12)

Iniciação à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e Princípio & Fundamento

13º EXERCÍCIO – 13 de Julho de 2020

A oração é sua resposta pessoal à presença de Deus. “Olha-me, porque a doença do amor só encontra cura com a luz e a presença da tua figura” (S. João da Cruz)

Tome consciência da contínua presença de Deus iluminando sua vida. Existo agora e aqui, respirando meu mistério na solidão desta noite. Por que Alguém me pensou, me amou e me olhou, antes que eu pudesse conhecer-me, e admirar-me… (A. Barreiro). Se for possível, lembre a versão musical do salmo 138/139 Tu me conheces quando estou sentado…  e deixe-se envolver pela musicalidade… E faça humildemente o Sinal da Cruz sobre o seu corpo…

  • Para onde fugir do teu Espírito, onde da Tua face me ocultar? Se acaso escalo os céus, ali te encontras, se mergulho no abismo, também estás presente… Deus está presente em toda parte. Procure buscar e encontrar a presença de Deus na sua vida, mesmo quando você estava distante ou perdido… Onde você encontra Deus no seu dia-a-dia?
    • Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, ali também me conduze a tua mão e de mim se apodera a tua destra… A sua segurança e confiança está sempre em Deus?
    • Se eu disser: Que a escuridão venha me esconder e a luz ao meu redor se torne noite, as trevas para Ti não são escuras, a noite é clara como o dia… As trevas não são trevas para Ti, a noite é clara como o dia…

A presença do amor de Deus é total e universal… Ele nos envolve em todos os momentos e em todas as situações como luz que ilumina as trevas.

  • Encerre sua oração com um colóquio de agradecimento. Como alguém que foi profusamente agraciado… Finalizando, reze o Pai-Nosso.
  • Revisão da oração. Reveja como se sentiu neste exercício e anote no seu caderno de vida: Data de hoje… O versículo e as palavras que mais lhe tocaram… Sentimentos experimentados… Apelos sentidos… Dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka