VINDE À NASCENTE DAS ÁGUAS… (Is 55, 1-6)

Iniciação à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e Princípio & Fundamento

10º EXERCÍCIO – 10 de Julho de 2020

Deus é bom e me ama como filho/a. Ele sempre esteve presente na minha vida, mesmo nos momentos de maior dificuldade.

Pegadas na areia

Uma noite eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do Céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; um era meu e o outro do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver…  Isso entristeceu-me deveras, e perguntei ao Senhor:

– Senhor, Tu me disseste quando eu resolvi Te seguir, que Tu andarias sempre comigo em todo o meu caminho, mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia na areia apenas um par de pegadas. Não compreendo por que nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes…

O Senhor me respondeu:

– Meu filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da maior provação e sofrimento. Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas, pois eu te carregava nos meus braços…

  • Coloque-se, pois, na presença do Senhor sempre Amoroso e presente na sua vida. Diante DELE as coisas vão se aquietando: seus pensamentos, sentimentos… Respire fundo! Perceba o ar que entra puro nos seus pulmões e sai modificado… Sinta como a vida acontece em você… E agradeça a Deus!
  • Peça a graça de descer em você mesmo, no mais íntimo para ouvir suas águas mais profundas, sua nascente, Deus presente na sua vida…
  • Oração preparatória: Que todas as minhas intenções (pensamentos!), ações e operações (sentimentos) sejam puramente ordenas e colocadas a serviço…
  • Leia com fé o texto do profeta Isaias 55, 1-6, calmamente, atentamente deixando-se tocar pelas palavras…
    • – Prestai-me atenção, e vinde a Mim. Escutai e vossa alma viverá…
    • O que você realmente busca na sua vida?
    • Você sente que Deus o carregou muitas vezes nos seus braços?
  • Finalize com um colóquio. Agradeça a presença de Deus na sua vida, água pura e cristalina que sacia a sua sede…
  • Revisão da oração. Reveja como se sentiu neste exercício e anote no seu caderno de vida. Data de hoje… O versículo ou as palavras que mais lhe tocaram… Sentimentos experimentados… Apelos sentidos… Dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka