Nos exercícios anteriores vimos a história do mal fora de nós e dentro de nós. Somos ao mesmo tempo vítimas e autores da negatividade circundante.
Os entendidos definem a análise de conjuntura como uma configuração definida num tempo curto tendo em conta os dados objetivos mais próximos. A realidade negativa circundante nos seduz pela sua grandeza e complexidade. Agora se entende por que tantos são engolidos pelo mal, na sua caminhada pela vida.
O conto do Chapeuzinho Vermelho, narrado por Charles Perrault (1628-1703), diz para termos cuidado e não nos enganarmos com os convites de estranhos. Muitos lobos circulam pelo mundo afora, matando pessoas e enganando outras, boazinhas e bem educadas. O mal é sedutor.
- Coloque-se na presença de Deus e faça com devoção o santo sinal da Cruz.
- Faça a Oração Preparatória e peça a Deus nosso Senhor para que todas as suas intenções (pensamentos), ações e operações (sentimentos) sejam, neste momento, puramente ordenadas e colocadas a serviço e louvor de sua Divina Majestade. Ele me amou e se entregou por mim…
- Leia pausadamente e com fé Isaias 1, 2-20:
- Nação pecadora, povo cheio de crimes…
- Vossas mãos estão cheias de sangue…
- Cessai de fazer o mal e aprendei a fazer o bem…
- Finalize com um colóquio de admiração por tanto amor de Deus, mesmo quando procedia mal. Como os anjos, os santos e até a própria criação torciam pela sua conversão!
- Faça um Colóquio de misericórdia, falando e agradecendo a Deus por apostar sinceramente em você. Faça o propósito de se emendar e com sua graça, construir uma história melhor e mais positiva. Deixe de ser um lobo para os outros e não se deixe enganar pelas seduções do mundo… Livrai-nos do mal! Amém!
- Reze o Pai-Nosso.
- Escreva no seu caderno de vida: Como se sentiu? Apelos surgidos? Dificuldades encontradas?
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka
Comente o que achou