Forte tempestade e ondas batiam na barca dos discípulos. O “mar agitado” simboliza os grandes problemas que surgem nesta vida e que podem até fazer desandar nosso seguimento do Senhor.
Jesus “passa por cima” dos problemas, e as tribulações desta vida não o derrubam. Como discípulos missionários dele podemos experimentar “mares agitados” e até “ventos contrários”, mas nossa fé, esperança e amor não afundarão enquanto tenhamos os olhos fixos no Senhor (Cf. Hb 12, 2).
- Busque um lugar tranquilo para fazer este exercício. Respire tranquilamente, pensando que vai se encontrar com o Senhor. Faça devagar o sinal da Cruz, marcando assim a sua pertença.
- Faça a Oração preparatória. Que todas as minhas intenções (pensamentos), ações e operações (sentimentos) sejam ordenadas e colocadas a serviço do Senhor.
- Peça a graça de este exercício: Conhecimento interno do Senhor para mais amá-lo e segui-lo…
- Leia com fé o texto de Mateus 14, 22-33 e contemple este mistério,usando os sentidos interiores: “Ver” as pessoas e, evidentemente, Jesus; “escutar” o que dizem, mas sobretudo as palavras do Senhor; “participar” da cena: o que você diz ao Senhor e o que Ele tem a lhe dizer…
Veja os pontos da contemplação inaciana:
- 1º ponto: Discípulos na barca e Jesus em terra orando…
- 2º ponto: Barca batida pelas ondas e Jesus dirigindo-se a ela caminhando sobre o mar… Os discípulos pensavam que ele era um fantasma…
- 3º ponto: Jesus disse-lhes: Sou eu, não temais… Pedro foi ter com Ele, andando sobre as águas, mas duvidou e começou a afundar. Jesus o salva, mas o repreende por sua pouca fé…
- Finalize com um colóquio e reze o Pai-nosso.
- Faça a Revisão da oração, anotando no caderno de vida: Data de hoje; versículo ou palavras que mais lhe tocaram; sentimentos experimentados (Consolação? Desolação?…); apelos sentidos; dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka
Comente o que achou