CRISTO ANDA SOBRE AS ÁGUAS

Forte tempestade e ondas batiam na barca dos discípulos. O “mar agitado” simboliza os grandes problemas que surgem nesta vida e que podem até fazer desandar nosso seguimento do Senhor.

Jesus “passa por cima” dos problemas, e as tribulações desta vida não o derrubam. Como discípulos missionários dele podemos experimentar “mares agitados” e até “ventos contrários”, mas nossa fé, esperança e amor não afundarão enquanto tenhamos os olhos fixos no Senhor (Cf. Hb 12, 2).

  1. Busque um lugar tranquilo para fazer este exercício. Respire tranquilamente, pensando que vai se encontrar com o Senhor. Faça devagar o sinal da Cruz, marcando assim a sua pertença.
  2. Faça a Oração preparatória. Que todas as minhas intenções (pensamentos), ações e operações (sentimentos) sejam ordenadas e colocadas a serviço do Senhor.
  3. Peça a graça de este exercício: Conhecimento interno do Senhor para mais amá-lo e segui-lo…
  4. Leia com fé o texto de Mateus 14, 22-33 e contemple este mistério,usando os sentidos interiores: “Ver” as pessoas e, evidentemente, Jesus; “escutar” o que dizem, mas sobretudo as palavras do Senhor; “participar” da cena: o que você diz ao Senhor e o que Ele tem a lhe dizer…

Veja os pontos da contemplação inaciana:

  • 1º ponto: Discípulos na barca e Jesus em terra orando…
  • 2º ponto: Barca batida pelas ondas e Jesus dirigindo-se a ela caminhando sobre o mar… Os discípulos pensavam que ele era um fantasma…
  • 3º ponto: Jesus disse-lhes: Sou eu, não temais… Pedro foi ter com Ele, andando sobre as águas, mas duvidou e começou a afundar. Jesus o salva, mas o repreende por sua pouca fé…
  1. Finalize com um colóquio e reze o Pai-nosso.
  2. Faça a Revisão da oração, anotando no caderno de vida: Data de hoje; versículo ou palavras que mais lhe tocaram; sentimentos experimentados (Consolação? Desolação?…); apelos sentidos; dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka