Iniciação à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e Princípio & Fundamento
1º EXERCÍCIO
Eis que estou à porta e bato…
Ap 3,14-22
Você está entrando nos EE, entusiasmado e com o coração desejoso de buscar Deus e encontrar-se com Ele.
Muitas pessoas tem uma experiência religiosa: por iniciativa própria se aproximam das “coisas” de Deus para tirar delas alguma vantagem. A experiência de Deus, pelo contrário, é iniciativa de Deus que nos interpela e questiona. Os Exercícios Espirituais (examinar a consciência, meditar, contemplar, orar…) se colocam nessa perspectiva do relacionamento inter-subjetivo (Deus-homem) e não do inter-objetivo (homem-coisas).
Por isso, Santo Inácio pede para preparar-nos e iniciarmos com reverência o tempo de oração. Lembre-se do “Roteiro e método de orar”:
1. Escolha o lugar onde você se sinta bem, mais ajeitado… Deseje abrir–se para esta grande presença que lhe trará a verdadeira “novidade”.
- Escute os barulhos, os diversos sons, próximos e distantes, procurando distinguir no meio deles o som da mão carinhosa do Senhor que bate agora à sua porta!
- Olhe para o seu interior e perceba todas as portas que precisam ainda ser abertas para que Ele possa entrar e ocupar o centro de sua vida. Não deixe apenas portas entreabertas; abra-as de par em par.
2. Oração preparatória: Que todas as minhas intenções (pensamentos!), ações e operações (sentimentos) sejam puramente ordenadas e colocadas a serviço…
3. Peça a graça que precisa neste momento…O Senhor está à porta e bate… Eu abro todo o meu ser e sinto a suavidade da sua presença que entra em mim, como “doçura da divindade…”
Sem pressa, permaneça nesse convite. Sinta e saboreie Deus entrando carinhosamente na sua vida e história…
4. Leia pausadamente o texto bíblico: Ap 3,14-22, sentindo a força de cada palavra: Você é infeliz, miserável, pobre, cego e nu.. Um colírio para que possas enxergar… Estou à porta e bato… Quem ouvir minha Voz e abrir a porta, EU entrarei em sua casa e jantarei com ele, e ele Comigo…
Deus toma a iniciativa e bate na porta do seu coração… Você abre a porta de par em par?… Como experimenta a presença DELE junto na sua mesa, comendo com você?… Como Ele olha para você?… O que lhe diz ou sugere?…
Quais as ressonâncias dessas palavras no seu coração? Lembra-se de quando Deus entrou na sua história definitivamente?
5. Termine esta “refeição” espiritual com um colóquio, uma oração de agradecimento ou súplica… Amar a Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus é a meta de toda vida espiritual. Para isso, precisa deixar Deus agir e realizar a obra dele em você. Senhor minha porta nem sempre está aberta… Não se canse de mim… Volte sempre… Volte logo, Senhor!
6. Anote no seu caderno de vida: Data de hoje; versículo ou palavra que mais o (a) tocaram; Sentimentos experimentados (consolação/desolação) e apelos sentidos; Dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostka
Iniciamos a caminhada sentindo o cuidado e amor de Deus por nós. Minha porta se escancara para o Senhor. É serenidade. Obrigada Senhor.
Valéria, obrigado por partilhar, a presença de Cristo nos trás serenidade. Continue…
Bem apropriado, para o momento q. Estou vivendo.Me fez muito bem a reflexão
Foi ótimo esse retiro.Momento forte de oração.
Continue Roseli, muito a aprender. Jesus bate a nossa porta. Abra e converse com Ele.
O Tema foi escolhido à dedo. Se encaixou exatamente neste momento aonde a “a porta” vem carregado de significados. Abrir a porta. Hoje maia do nunca uma escolha que está sendo muito questionada ! Devemos abrir a porta certa! A porta que nos leva ao caminho certo ! Que O Senhor me ajude em mais esta caminhada rumo a porta certa! Gratidão!
Perfeito Márcia, muito discernimento para abrir a porta certa. Continue. Obrigado por partilhar
Continue Ana, ao final do mês tudo será graça, obrigado por partilhar
Ouço o Senhor bater à minha porta e desejo estar sempre pronta para abri_la. Que Ele entre, possamos conversar, fazer refeição e que eu nunca duvide da importância de Seu papel e Seu lugar em minha vida.
Obrigado pela partilha, continue…
Obrigada meu Deus por tudo o que tenho. Estou sempre batendo na sua porta. Desde criança aprendi a tê-lo como amigo e conselheiro. Você, meu Deus, sempre esteve presente em minha família e nas pessoas que encontrei pelo caminho.
Esta leitura e oração de hoje me trouxe grande consolo.
Bom dia a todos.
Perfeito Maria de Lourdes, continue. Obrigado pela partilha