SENHOR, TU ME SONDAS E ME DIRIGES…

Iniciação à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio e Princípio & Fundamento

9º EXERCÍCIO

Os EE são um caminho interior que vão do “próprio eu” para o “EU de Deus”. É preciso sair de si e aprofundar para avançar. Há pessoas que permanecem sempre no mesmo lugar, nos mesmos egoísmos e vícios. Quem ama sai de si e vai ao encontro do outro. Deus é amor!

Para ouvir a palavra interior de Deus é necessário derrubar as muralhas da auto-suficiência e do egoísmo. Descer do pedestal da prepotência! Deus é Pai de todos e todas e nos olha com amor.

  • Busque um lugar tranquilo e prepare-se para a oração. Respire fundo e tranquilize seu coração. Se for possível, lembre a versão musical do salmo 138/139 Tu me conheces quando estou sentado… e deixe-se envolver pela musicalidade… Faça humildemente o Sinal da Cruz sobre o seu corpo…
  • Faça a oração preparatória: Que todas as minhas intenções (pensamentos), ações e operações (sentimentos) sejam puramente ordenadas e a serviço do Senhor…
  • Peça a graça de que você precisa neste momento: Dá-me, Senhor, a graça de amar, de sair da mesmice e ir ao teu encontro!
  • Leia com fé o Salmo Sl 138/139,19-24 e pare naquela frase ou palavra em que encontrar maior sentido.
    • Oxalá, exterminasses os ímpios, ó Deus, e se apartem de mim os sanguinários! Eles se revoltam, insidiosamente, contra Ti e se insurgem como teus inimigos. Pois não hei de odiar, Senhor, os que Te odeiam? Os que se levantam contra Ti, não hei de abominá-los? Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho como meus próprios inimigos… Muitas vezes não admitimos manifestar a Deus nossos sentimentos de raiva, os mais negativos, como o salmista nestes versículos. Somos “humanos” e assumir o que sentimos diante do Senhor poder ser libertador…Observe agora o seu coração e perceba: que sentimentos provoca em você a experiência do salmista?
    • Meu Deus, sonda o meu íntimo e vê os meus pensamentos. Cuida do meu caminho para que não seja fatal e conduze-me pelo caminho da eternidade… Deus se revela na intimidade do coração, na grandeza da criação, no amor incondicional a toda humanidade, mas faz uma exigência: quer ser o Senhor da sua vida.
  • Encerre sua oração com o mesmo salmo, entregando sua vida ao Senhor, dizendo: Conduze-me pelo caminho da eternidade! E finalize com um colóquio de agradecimento por perceber que é preciso sair do mesmo lugar para avançar… Finalizando, reze o Pai-nosso.
  • Revisão da oração. Reveja como se sentiu neste exercício e anote no seu caderno de vida. Data de hoje… O versículo e as palavras que mais o(a) tocaram… Sentimentos experimentados… Apelos sentidos… Dificuldades ou resistências encontradas…
Fonte: Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, Vila Kostk