Maria, na Sagrada Escritura (7)

MARIA NO NOVO TESTAMENTO

São Marcos (+/-60) – Maria a Mãe carnal do Messias.

Primeiro evangelho escrito e Maria aparece como imersa no meio de seu clã. É uma figura sem relevo, sem personalidade, sem função. Quando aparece emergir, é restituída a irrelevância: “Quem é minha mãe?” (Mc 3,33). “Não é ele o filho de Maria?” (Mc 6,3).

Marcos tem uma mariologia a-mariológica, como uma mulher qualquer. É na verdade, a mariologia dos “crentes” e dos agnósticos. Em São Paulo (Gl 4,4), possui visão parecida.

São Mateus (+/-70) – Maria é Mãe virginal do Messias, segundo as profecias.

Aqui, Maria emerge como uma personagem importante na História da Salvação (ver genealogia: Mt 1,1-17). Maria, possui relação privilegiada e mesmo exclusiva com Cristo. É toda cristocentrada.

Sua virgindade, é testemunho e sacramento do Messias, de sua origem e natureza divina. Mas, não possui, ainda um rosto próprio ou uma personalidade. É mais mãe funcional do Messias do que mãe pessoal.

São Lucas (+/-80) – Maria, mulher livre e crente por excelência e a Mãe do Messias.

Maria já é uma personalidade: mulher responsável, autônoma, determinada, possui uma identidade própria e totalmente acolhedora.

Se Maria é um ser para o outro. Se é toda de Cristo, não o é por natureza, mas por decisão pessoal. Figura destacada, bem personalizada, bem individualizada. É pessoa que caminha, cresce e se determina.

São João (=/-90) – Mediadora da fé (Caná), mãe da comunidade (sob a cruz) e figura da Igreja e da nova criação (Ap 12).

Maria é mais que mera personagem (missão) e até mais que uma personalidade (pessoa): é personalidade corporativa. Seu significado supera sua pessoa individual. Possui imensa radiância. Representa a Comunidade eclesial, a Humanidade salva, o Cosmo redimido.

São João tem uma alta mariologia, que transcende infinitamente Maria de Nazaré.

Como se vê, há um crescimento impressionante nos evangelhos, quanto ao entendimento do mistério da Virgem Maria. O processo continuou e continua hoje.

Boff, Clodovis,OSM. INTRODUÇÃO À MARIOLOGIA. Ed. Vozes, Petrópolis-RJ. 6ª Edição, 2012.