Acordar

Jo 11,19-27

No Evangelho de hoje, contemplamos o diálogo de Jesus com Marta, irmã de Lázaro e Maria e identificamos que somos capazes de acordar para a vida, quando estamos próximos à Palavra que nos anima e dá gosto para seguir. Pois, só Jesus é o caminho, a verdade e que pode fazer diferença em nossas vidas. Ele é a Ressurreição. O que precisamos em nossas vidas para recuperar o ânimo? – Cremos Senhor, mas aumentai a nossa fé. Perseveremos no amor, na graça. Isto nos basta, nada mais queremos pedir.

O pedido de Marta é um exemplo de oração confiante e abandono nas mãos do Senhor, que sabe melhor que nós o que nos convém (Santo Agostinho).

Estamos diante de umas das definições concisas que o Senhor deu de Si mesmo, e que São João nos transmite com fidelidade. Jesus é a Ressurreição e a Vida.

  • É a Ressurreição porque com sua vitória sobre a morte é causa da ressurreição de todos os homens. O milagre que vai realizar com Lázaro é um sinal deste poder vivificador.
  • É a Vida, Jesus refere-se não só a que começa no mais além, mas também a vida sobrenatural que a “graça” opera na alma do homem que ainda se encontra a caminho.