Quando Moisés arma sua tenda fora do acampamento, chamando-a de “tenda de reunião” (cf Ex 33,7-11), espaço de oração, de silêncio. O povo segue Moisés com o olhar, cada um a porta de sua tenda, observando a nuvem que se abaixa quando Moisés ora. Um diálogo acontece.
O Povo de Israel testemunha que Deus é Fonte do diálogo e possui relação radicalmente dialogal com a Criação e com a humanidade: Ele se encontra com suas criaturas, estabelece aliança, comunica seu projeto, usa de paciência e misericórdia diante das respostas limitadas dada por seu povo. Sua fidelidade ao diálogo perdura para sempre. Deus e o ser humano se encontram e dialogam. Relação geradora de identidade e de culturas no âmbito humano.
Muito bom ter este espaço em minha casa, onde diariamente posso fazer este colóquio com Deus e crescer na minha fé, tirar minhas dúvidas e optar por seguir no serviço. A tenda é o quarto de filho, hoje não mora mais aqui, enquanto acabo de receber a notícia do nascimento do meu neto Murilo, chegou hoje (6/nov), rezo por eles. A tenda, também é meu corpo, pois sinto que Deus habita em mim, por isto mantenho a paz.
O diálogo é selado com a Aliança. A aliança com Deus é ligada à relação com a terra. Nessa visão de aliança, a Bíblia destaca que a criação tem uma bondade estrutural: “Deus viu tudo o que tinha criado e viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Em toda a Bíblia, a Criação aparece sempre como aliada do ser humano; ela nos ensina a viver com a água, com a terra e com todos os seres do Universo uma relação de aliança, não de dominação arbitrária e exploradora. Além disso, a promessa de Deus sempre relaciona terra e descendência. Somos quem somos somente no diálogo e pelo diálogo com todas as criaturas e com o próprio Criador.
Deus me criou para ter relações de amor com todos. As vezes a falta de paciência me incomoda; as cobranças, normas, regras. Pois, tudo tem seu tempo e Deus é dono do tempo. Admirado fico, com as colocações da Fratelli Tutti, palavras de Deus, me convidando a viver a fraternidade neste diálogo e amizade com o mundo, comigo mesmo, com Ele e com a natureza. Que minha tenda interior seja espaço para toda a Trindade, Maria e todos os santos, e nesta comunhão, que eu seja força aqueles que de mim precisarem. Louvado seja!
Comente o que achou