O Chamado do Rei Temporal ajuda a contemplar a vida do Rei Eterno
- É um exercício que procura uma transição da experiência de amor salvador, que perdoa, para uma experiência do Salvador, que continua atuando na história.
- Iremos entrar na História da Salvação em suas grandes perspectivas divinas e cósmicas. Abarca o mundo inteiro e a humanidade toda. Tudo deve ser sujeito ao Senhorio de Cristo, que não veio para dominar, mas para libertar a todos e a tudo do domínio das forças do mal.
Oração
A oração preparatória seja a de costume.
1º preâmbulo
Composição vendo o, lugar: será aqui ver, com os olhos da imaginação, as sinagogas, cidadezinhas e povoados por onde Cristo Nosso Senhor passava.
- O preâmbulo para a imaginação propõe Jesus pregando em vários lugares. À pergunta da Primeira Semana: “O que devo fazer por Cristo” (EE 53), vem a resposta na Segunda Semana: “é preciso escutá-lo e abraçar o que propõe”.
2º preâmbulo
Pedir a graça que quero. Pedirei a Nosso Senhor a graça de não ser surdo a seu chamado, mas pronto e diligente para cumprir sua santíssima vontade.
- Já não se trata de ter presente apenas o que Deus quer para todos (fidelidade à vocação geral), mas associar-se a Jesus na luta pelo Reino mediante o que ele pede em particular de cada um (vocação específica)
Fonte: Escritos de Santo Inácio – Exercícios Espirituais, comentários: Pe. Géza Kövecses,SJ – CEI – Centro de Espiritualidade Inaciana – ITAICI, ago/2000.
Comente o que achou